top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Exercício Físico e celulite

Mais um daqueles inconvenientes estéticos que tanto metem medo especialmente nas mulheres... A celulite se caracteriza por uma alteração/inflamação das células subcutâneas as quais têm prejudicada a microcirculação no tecido adiposo. O acúmulo de gordura "por baixo" da pele deforma membranas de fixação cutânea e dão o famigerado aspecto de "casca de laranja".


É considerada uma doença, e tem origem em diversos fatores em conjunto, um deles como visto acima, o acúmulo de gordura. Somando-se a isso, a predisposição genética, o sedentarismo, problemas circulatórios, etilismo, tabagismo, estresse, etc.


Há diversos tratamentos como massagens e cremes especiais, bem como com equipamentos específicos para este fim, alguns, de fato, úteis e com resultados satisfatórios.


A atividade física aparece nesse caso como um complemento indispensável nesse tratamento, atenuando significativamente os efeitos dessa doença, mas especialmente é clara sua função na prevenção da celulite!


O exercício físico dentre outros efeitos, atua diretamente sobre o sistema cardiovascular, auxilia na remoção de toxinas, fortalece a musculatura, atenua crises de estresse, ou seja, a prática regular combate exatamente alguns dos principais fatores de risco para desenvolvimento da celulite. Quando já instalada, especialmente nos casos mais severos, reduz as dores e edemas. Além de prevenir o aparecimento de microvarizes.


Natação, hidroginástica e exercícios de baixo impacto são as modalidades comumente indicadas para quem possui celulite. Musculação bem orientada é uma alternativa eficaz, adequando-se a um planejamento que vise a perda de peso e tonificação muscular. Mas quando se trata da prevenção desta doença, qualquer atividade física é bem vinda, desde que bem orientada, especialmente se for detectada a predisposição para a mesma. Não esquecendo é claro, dos cuidados com uma nutrição adequada e hábitos cotidianos saudáveis.


É importante fazer um destaque final sobre a importância de tratar esta condição não apenas por sua aparência estética, mas por uma questão de saúde. O recado é em especial para as mulheres, uma vez que a doença possui forte componente genético e nesse ponto as mulheres possuem ainda algumas características que merecem atenção, como a tendência ao acumulo de gordura em regiões como coxas e nádegas e retenção de líquido associada a componentes hormonais, por exemplo. Assim, manter uma vida saudável, atenta a dieta e aos treinos é indispensável.


Uma vez observada a presença de celulites, é dado um sinal de alerta quanto à condição geral de saúde. Realizar o tratamento específico é um passo, mas observar outras condições como as taxas sanguíneas, pressão arterial e função cardíaca são recomendações que podem prevenir outras condições mais preocupantes. Mantenha o cuidado permanente.



7 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page