Pouco tempo atrás, antes do surgimento da blogueiragem de redes sociais, muito do que vemos hoje já era bem presente em nossa realidade, mudava apenas o formato. As revistas fitness, canais de TV voltados para propaganda e venda de produtos por telefone, exploravam o culto ao corpo, a sensualidade feminina, impondo padrões de beleza espelhados em modelos e artistas famosos.
As Manchetes de algumas dessas revistas de culto ao corpo eram mais ou menos nesse tom: - OBTENHA O PEITORAL DOS SONHOS - ZERO DE BARRIGA EM 30 DIAS - O SEGREDO DO CORPO DA ATRIZ FULANA DE TAL...
O que tem em comum estas revistas e os posts atuais dos blogueiros fitness? Ambos elas trazem em seu conteúdo propostas de treinos que dizem ser perfeito para o objetivo porposto (quase sempre emagrecimento ou ganho de massa muscular a curto prazo). Curioso nisso é que se duas revistas falavam em um treino de EMAGRECIMENTO, por exemplo, estas traziam treinos diferentes e cada uma dizendo que é a sua fórmula a "definitiva", a que "finalmente dava certo". E muitas vezes eram treinos totalmente distintos. Nada muito diferente dos dias atuais não é? Dois blogueiros podem postar o seu treino "matador de gorduras" e vender como a sugestão perfeita.
Por que isso acontece? Quem estaria realmente com a palavra final? É simples, não existe um treino perfeito pra todo mundo. Portanto, como não podíamos apontar que REVISTA A ou B estava certa, até por que no final das contas ambas estariam erradas, ao tentar convencer os leitores a seguir os treinos ali propostos. Hoje os blogueiros erram nos mesmos pontos, começando por (em boa parte dos casos) não serem pessoas com formação na área a "prescrever" os treinos, tal como faziam muitas das antigas revistas. Além de abusarem dos filtros nas fotos e por vezes omitirem a "ajudinha" externa de procedimentos medicamentosos, estéticos ou mesmo cirúrgicos, etc. E ainda piora, quando indicam o combo: Suplementos alimentares inúteis, procedimentos estéticos duvidosos e treinos mirabolantes...
Restrigindo o tema aos treinos. Duas pessoas não respondem necessariamente da mesma forma a um treinamento, seja qual for o objetivo. O programa porposto numa revista e que "funcionou" para tal ATRIZ, pode não funcionar pra mim... nem pra você. São organismos diferentes, adaptados a estilos de vida diferentes, e que, portanto devem ter um treino específico e ÚNICO, para que sejam alcançados os objetivos almejados. As revistas foram úteis sim, em alguns casos, traziam boas informações, demonstravam execuções de exercícios, algums traziam opinioes de especialistas, etc. Os treinos ali expostos poderiam servir como motivação.
Hoje, nas redes sociais a infestação de gente expondo seus treinos, cada um buscando uma forma mais inovadora de atrair cliques e curtidas, parece ter levado a um terreno ainda mais perigoso. Há situações em que vemos performance dignas de apresentações de Circo, um perigo para iniciantes e de resultados práticos muitas vezes contestável. O básico e que sempre funcionou, acaba não atraindo tanta atenção e se apela para alternativas cada vez mais incomuns, e perigosas.
Tome muito cuidado. Fique a vontade para seguir e acompanhar estas pessoas, ainda que sejam profissionais. Busque informação com outros especialistas antes de formar opinião e espelhar o que essas pessoas fazem. É o seu PROFESSOR que deve preparar o seu TREINO. Você sabe seus objetivos, e o PERSONAL sabe como você irá alcançá-los. Não confie cegamente em quem não lhe conhece (as revistas, os blogueiros). Já tive muitas dessas revistas, e hoje acompanho alguns blogueiros, dali acabo sempre extraindo coisas boas, e usando de exemplo coisas ruins para alertar meus alunos. Afinal de contas, é seu corpo quem paga a conta.
Obs.: Sobre padrões de beleza - busque sempre alcançar o corpo que te deixa confortável com você mesmo(a), optando sempre pela alternativa saudável e não pela opinião alheia.
Obs2.: Esse texto é uma atualização do texto com mesmo título postado em 2009, no meu antigo blog. As imagens presentes no post são captadas pela internet e apenas ilustram o texto. Não havendo qualquer crítica sobre o conteúdo das imagens.
コメント