top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Abdominais e dor no pescoço

Os exercícios abdominais fazem parte da rotina de treinos de praticamente todas as pessoas adeptas ao exercício físico. Mesmo as que eventualmente se arriscam a uma caminhada ou corridinha ao ar livre, muitas vezes complementam essa atividade com algumas séries de abdominais. Há ainda aqueles que se utilizam desse exercício como a "fórmula mágica" para o emagrecimento, ainda baseando-se no velho mito de que os abdominais “queimam” as gordurinhas extra.

A musculatura abdominal é sim uma das mais importantes de todo o corpo e deve ser muito bem trabalhada, uma vez que forma (juntamente com a cadeia de músculos que envolvem a coluna) o eixo de sustentação dos órgãos internos, além de ser acionada em praticamente todos os movimentos do corpo.





Porém, não raro, ouve-se reclamações incômodos e dores no pescoço após um treino de abdominais. Incômodos tão freqüentes que fazem algumas pessoas abolirem estes exercícios de sua rotina. É importante saber que essas dores normalmente apontam para alguns erros frequentemente cometidos.

Vejamos:

  1. Excesso de repetições: Como todo músculo, o abdome também fadiga, e é comum que, ao cansar, o indivíduo tente compensar forçando o pescoço para poder elevar o tronco. Não é necessário fazer centenas de repetições para este músculo;

  2. Excesso de carga: Embora pouco freqüente, há quem exagere na carga, especialmente quando o abdominal é realizado em algum aparelho. Ocorre basicamente o mesmo que no exercício anterior, em alguns casos causando lesões musculares no abdome e pescoço;

  3. Velocidade: Se não está em nenhuma competição, ou teste físico, não há por que fazer tão rápido. Controle a velocidade, especialmente na descida do movimento;

  4. Má postura: Vícios de postura, inexperiência, vídeos de internet sem procedência, esses e outros fatores fazem algumas pessoas inventaram movimentos, ou simplesmente realizarem movimentos de maneira inadequada;

  5. Intervalos curtos/pouco repouso (ou nenhum): Overdose de abdominais também podem trazer incômodos. Todos os músculos pedem um tempo de descanso, precisam recuperar-se para render 100% novamente num próximo treino. Músculos cansados têm maior risco de serem lesionados, ou interferirem na correta execução dos movimentos, podendo lesionar outros músculos.

Algumas adaptações podem ser úteis no sentido de evitar as dores ao realizar abdominais. Uma delas é manter as pernas elevadas ao executar o abdominal tradicional, mantendo a maior parte das costas bem apoiadas no solo (importante manter a curvatura lombar, evitando uma retificação excessiva nessa região, o que também provocaria dor e lesão).


Os Exercícios em isometria são excelentes opções para quem tem propensão a sentir dores com os movimentos tradicionais, e também trabalham o abdome de forma satisfatória. Uma vez que não possuem movimento, há uma menor chance de sentir o pescoço, porém é necessário ter atenção à postura adequada.


Estar acompanhado por um professor de Educação Física é sempre a melhor opção para realizar seus treinos com segurança. Converse com o seu.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page