top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Cuidado com as modinhas "naturebas"

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Já vimos em algumas reportagens da TV ou outros veículos de imprensa coisa do tipo. Pessoas em busca de perder peso recorrendo a qualquer tipo de produto que promete o "chegar ao paraíso" em poucos dias. Produtos esses adulterados e que podem trazer sérios riscos a saúde de quem o utiliza. E o que vemos? Que mesmo assim esses produtos continuam sendo comercializados indiscriminadamente.


Ainda não acharam uma saída para quem foge de algumas gotas de suor e não deixa de lado os velhos hábitos de exagerar e não se controlar à mesa! Aos teimosos, tudo que ganham é mais peso e a balança como inimiga. O que entristece? Os teimosos continuam aumentando (gente que nem tem tanto assim para perder) e o país perdendo a saúde.


Como exemplo, por um tempo a moda foi Caralluma Fimbriata. Segundo publicação no Diário Oficial o produto mais vendidos no país, à epoca, para emagrecer teve sua comercialização suspensa, juntamente com outro produto também dito como "natural" conhecido como Divine Shen. Existia a desconfiança de que estes produtos fossem fabricados contendo substâncias proibidas no Brasil e de uso controlado, como a Sibutramina (esta, que mesmo de uso restrito, ainda é um dos remédios para emagrecer mais usados na Brasil!).


"Fique em forma naturalmente" - Essa é a promessa mostrada como Slogan desses produtos. Esses casos chamam a atenção seriamente, pois viram moda de forma repentina, muitas vezes devido ao apelo de influencers digitais, refletindo na enorme procura pelo produto, notando inclusive a falta abrupta desses em algumas farmácias de manipulação. O preço do produto por vezes relativamente barato e sem existência exigência de receita termina por amplificar a procura. Há ainda aqueles que sequer são registrados na ANVISA, por não ter eficácia e segurança comprovada.


Em diversas situações, há pessoas que até procuram acompanhamento, o nutrólogo é o profissional da moda quando se fala em emagrecimento. Infelizmente, vários desses profissionais têm recorrido prioritariamente a medicamentos para satisfazer os objetivos em curtíssimo prazo de seus clientes. Os resultados até aparecem, por vezes às custas de alguns efeitos colaterais, enfrentados com muita coragem e ansiedade pelo efeito "positivo" do remédio. Longe de questionar a capacidade desses profissionais, pelo risco da generalização, notadamente há situações que a opção por incentivar uma mudança de hábitos de forma a transformar tais resultados em efeitos durarouros e saudáveis. Porém, mesmo com uso de medicamentos, nesse caso, há algum acompanhamento profissional, ao contrário do uso indiscriminado dos produtos ditos naturais.


Portanto, desconfiar para não ser enganado e preservar a saúde é a melhor escolha. No país do "jeitinho", mesmo com as restrições e proibições sabemos que sempre se arruma uma maneira de driblar as regras e cabe a cada um ser vigilante da própria saúde e não cair nessas armadilhas disfarçadas de "milagres". No verão, sabemos que a procura alucinada pelo corpo perfeito aumenta, mas sempre é bom repetir: Nada se consegue sem algum esforço, sem algum custo. E, graças a comprovações científicas, o exercício físico e dieta bem orientados são ainda os esforços mais saudáveis para este objetivo, mesmo que demore um pouco mais que o planejado!

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page