top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Exercícios Perfeitos na Musculação

Nas academias é comum ouvir perguntar sobre a existência de algum exercício ideal para determinados objetivos como: "Que exercício devo fazer para endurecer o bumbum?"; "Como faço para trabalhar o músculo do 'tchau!'?"; "Por que faço 1000 abdominais por dia e não perco a barriga?". Melhor quebrar logo o mito dos exercícios mágicos...


Sabemos que os movimentos que realizamos na academia trabalham determinados músculos especificamente, o que talvez muitos não saibam é que estes músculos não trabalham sozinhos. Quando fazemos, por exemplo, a elevação do calcanhar (flexão plantar), visando trabalhar a panturrilha (a batata da perna), involuntariamente acionamos outros músculos auxiliares neste movimento, colaborando para e perfeição e segurança na execução do gesto - os músculos da coxa, os glúteos, abdome e outros estabilizadores da coluna, por exemplo, estão ativados neste movimento.


Se tivermos de enquadrar o exercícios realmente perfeitos, certamente aqueles que trabalham grandes porções musculares simultaneamente teriam preferência. E estes estão presentes em todas as fichas de treino, em todas as fases do treinamento, sofrendo uma ou outra variação de execução. Veja:



  • PUXADA NA POLIA ALTA: trabalha principalmente o Grande Dorsal, mas diversos outros músculos das costas e ombros auxiliam no movimento, bem como o bíceps e braquirradial.


  • AGACHAMENTO: Se tem um exercício que trabalha a coxa como um todo... achou!


  • STIFF: Outro exercício bem completo, trablhando glúteos e parte posterior da coxa.


  • REMADA ALTA: Ombros e trapézio bem trabalhados é com este aqui!


Como vimos nos exemplos acima, com apenas 5 exercícios conseguiríamos trabalhar praticamente todo o corpo (seria esse o 'treino perfeito' em 30 minutos?), um abdominal e panturrilha podiam completar bem o resto...


Mas antes que saiam por aí para fazer eternamente estes poucos exercícios em 3 séries de 10, é importante conversar com o professor para o melhor planejamento de treino adequados aos seus objetivos, levando em consideração seu potencial de evolução, bem como adequar alguns movimentos a possíveis limitações, sem desconsiderar a utilização dos exercícios para pequenos músculos (confira o post anterior a respeito). Bons treinos.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page