top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Gravidez, musculação e outros exercícios

Sempre que surgem imagens e videos na internet, reportagens em programas de TV ou algo parecido envolvendo gestantes treinando, logo viralizam e impressionam muita gente. Especialmente quando se trata gestantes em estágios mais avançados e treinos mais intensos. Há alguns anos, uma dessas, com um barrigão enorme realizando agachamento com barra e anilhas apoiadas em suas costas, surge num video junto a outras gestantes realizando movimentos como levantamento olímpico, balanço com kettlebell, e outros, num box de crossfit. Muitos acharam a cena absurda, um tremendo risco, e a reportagem foi tratar do assunto, iniciando com uma profissional de saúde apontando sobrecargas na região do ombro, coluna, quadril, tornozelo, etc., "toda errada" como ela própria definiu.


Estaria mesmo???


Na minha opinião (e de outros tantos profissionais que também se posicionam sobre o tema) NÃO! Ela não está toda errada. A modalidade de treino praticada tem sim por caracteristicas treinos intensos e cargas elevadas, o que obviamente exige cuidado, no vídeo claramente não se tratava de iniciantes. Outro ponto a se analisar é que a moça que executa o agachamento, não está levantando um peso absurdo (embora o tamanho da anilha e da barra assustem de início), é possível que ela estivesse inclusive realizando este movimento com uma carga bem abaixo do que ela habitualmente suportava antes de sua gravidez. E é aí que está o segredo: Adaptar o treinos às limitações, sejam elas permanentes ou temporárias como uma gravidez!


A reportagem alerta para o exagero (que a meu ver não existiu), isso é válido. Os cuidados são necessários, porém GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA!!! Se a praticante possui experiência e uma musculatura preparada para treinos intensos (como no Crossfit), ela pode continuar praticando sua modalidade normalmente, numa intensidade abaixo do habitual, o que ainda assim pode parecer muito para quem observa de fora. Não precisamos exagerar nessa redução a ponto de oferecer ao aluno um esforço quase nulo.


Musculação pode sim!!! Agachamento é permitido... E muitos outros exercícios. Com os cuidados, adaptações e acompanhamento adequados.


Pretende engravidar?

- Comece a treinar antes. Prepara seu corpo para as transformações que ele irá sofrer.


Quer começar a treinar e já está grávida?

- Você pode, claro! Mas nesse caso, é importante sim optar por modalidades mais leves, de menor impacto, ou mesmo a própria musculação leve (como iniciante que será! Lembre que você não se preparou antes para isso)


A gravidez vai me engordar?

- MITO! Isso não existe! Não coloque a culpa pelos maus hábitos na criança. Dieta e treinamento fazem com que a mulher recupere seu peso normal com o passar do tempo, tempo esse que é ainda menor se a mulher já possuir um histórico de atividades físicas anterior a gravidez.


Tem alguma outra dúvida? Não deixe de consultar profissionais e se manter sempre informada. Você também pode usar os contatos aqui no site e o campo de comentários e respodneremos com brevidade.


Bons treinos.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page