top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Sobre pressa, motivação, descanso e treino forte

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Certa vez, prestando uma consultoria a um rapaz de compleição física grande, no auge de seus 107 quilos, foi possível extrair algumas observações que podem servir de exemplo a muitos que se propõem a treinar por conta própria para perder peso. Este rapaz, após um tempo não muito longo, me surpreende com um "muito obrigado" comemorando "apenas" o sexto quilo perdido dos 15 que ele almejava se livrar... mas o agradecimento ocorreu não pelo resultado na balança, mas pelo simples fato de que as dicas que passei a ele o fizeram treinar sem as dores que vinham incomodando. E dessa forma, passou a render um pouco melhor no seu treino.


Detalhando melhor a história, esse rapaz com IMC de 37, pesando 107 quilos, quer muito chegar aos 90 (o que a princípio ainda é longe de seu peso ideial)... mas, com os pés bem no chão, estabeleceu perder quinze quilos, sem toda a pressa que é costumeira. Começou uma dieta disciplinada e um tanto rigorosa (mas acima de tudo, disciplinada), e seu treino baseado majoritariamente na corrida, modalidade que sempre praticou junto ao futebol de fim de semana. Treinando por conta própria, buscou uma consultoria a fim de orientar seus treinos adequadamente. A determinação dele deixou a confiança de que não seria tão difícil que ele alcance seu objetivo, talvez antes do que ele mesmo esperasse.


As dores que sentia nada mais eram do que o corpo pedindo algum descanso, na empolgação de resultados aparecendo e sem uma orientação constante, treinava todos os dias com intensidade ou volume sempre crescente, o corpo começava a reclamar. Não seria nenhuma mágica que ao dar intervalos para as pernas, elas parassem de doer e atrapalhar as próximas sessões de treino. As dores sumiram e ele voltou a evoluir no treino.


"Um passo atrás agora, dois para frente amanhã".


Muitas lições podem ser extraídas dessa experiência que esse "aluno eventual" vivenciou por todos aqueles que treinam por conta própria pelas mais diversas razões, algumas delas são:


- disciplina desde a dieta até o treino (e depois dele) e os resultados aparecem;

- é normal aos poucos os resultados tenderem a ser menos evidentes, após um início muito promissor;

- a orientação profissional é imprescindível por mais esporádica que seja, preservará a própria saúde e guiará com mais eficiência os treinos rumo aos objetivos almejados;

- assim como conter a pressa pelos resultados, é importante segurar o ímpeto de treinar cada vez mais ao notar que os treinos estão surtindo efeito;

- MOTIVE-SE, MAS RESPEITE OS LIMITES DE SEU CORPO!!!


Dentre tantas outras conclusões, busque tirar as suas...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page