Um mal que acomete principalmente as mulheres, com implicações estéticas e funcionais, as varizes muitas vezes são tratadas de forma mal pensada em relação ao exercício físico, em alguns casos sendo classificada como fator LIMITANTE para a prática.
Veremos que não é bem assim... a prática regular, controlada e devidamente prescrita por um profissional capacitado, pode e deve ser realizada no tratamento e prevenção das veias varicosas.
Primeiro vamos entender um pouco do que se trata essa DOENÇA:
As varizes, são ocasionadas por uma falha no retorno venoso decorrente de um desajuste nas válvulas que impedem o refluxo sanguíneo (ou seja, o sangue pode retornar), resultando, então numa dilatação das veias, especialmente nos membros inferiores, causando dor, ardência, inchaço, formigamento, cansaço e sensação de 'peso nas pernas'.
Nosso sangue distribuído por todo o corpo, necessita vencer a ação da gravidade para retornar ao coração. Nos membros inferiores há o importante trabalho da Panturrilha, como uma "bomba auxiliar". Um descompasso nesse sistema ocasiona a retenção do sangue, e as veias dilatadas e alongadas tendem a ficar visíveis em tom arroxeado na pele.
Trata-se de um problema de característica hereditária, normalmente as pessoas já nascem com predisposição para desenvolver a doença.
O sedentarismo, o tipo de trabalho (em pé ou sentado por longos períodos, obesidade, o tabagismo, o número de gestações, tratamentos hormonais (como anticoncepcionais) são outros fatores importantes que podem desencadear o aparecimento das veias varicosas, especialmente em quem já tem predisposição para tal. Sendo necessário um cuidado maior no controle dessas variáveis na prevenção.
O Exercício físico, com sua comprovada ação na melhoria do retorno venoso e controle de peso corporal ajudam sobremaneira a prevenir e a tratar desse mal. Até mesmo a musculação, muitas vezes contraindicada precipitadamente, é uma modalidade interessante para combate às varicosas, um bom exemplo é o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores (lembra da "bomba" lá em cima?), o que em portadores de varizes permite alívio dos sintomas e evita que novos vasos sejam afetados.
Mas qualquer esporte com sua intensidade controlada, sendo realizado de forma cuidadosa, sem sobrecarregar excessivamente o sistema de retorno venoso (uma boa forma é o cuidado com a respiração abdominal), traz bons resultados.
Como sempre a ordem é se mexer!
As varizes não são apenas feias por fora... podem se tornar problemas bem mais sérios se não tratadas adequadamente, ferimentos difíceis de cicatrizar, sangramentos, hipersensibilidade e formação de coágulos são agravos bastante sérios que podem ocorrer... é preciso cuidado e amor próprio para não se deixar chegar a este ponto!
E assim contar com pernas sempre bem cuidadas, sem receio de mostrá-las na praia!
Comments