top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

Exercício Físico e Hérnia de Disco

A chamada dor ciática, que atinge as costas (região lombar), as nádegas e pode irradiar até o pé, é um dos sintomas que atinge algumas das pessoas que procuram por um atendimento personalizado para a prática de atividades físicas; Um forte indicativo de Hérnia de disco (embora necessite de exames para diagnóstico qualificado). Sempre pairam dúvidas sobre exercícios físicos para pessoas com esse quadro. Vamos abordar algumas.


>>> A relevância do tema é tão grande que cheguei a abordar o assunto num post em meu antigo blog, em 2011, e hoje acumula cerca de 20 mil visualizações. O grande interesse e a necessidade de compartilhar informação me motivou a atualizar o texto aqui <<<


Para entender a hérnia de disco, uma explicação breve: Nossa coluna possui discos fibrosos entre as vértebras bastante resistentes e flexiveis, que dão o poder de flexibilidade e sustentabilidade a nossa coluna (discos intervertebrais). Com o avançar da idade, e dependendo de nosso estilo de vida, ocorre um desgaste natural desses discos e pode resultar numa protusão da massa do disco para fora, muitas vezes atingindo o canal medular, resultando na dor. Frequentemente, a região lombar é a mais afetada, nada impede que ocorre em outras regiões da coluna. VEJA MAIS AQUI.


No tratamento, muitas vezes não são necessárias intervenções cirúrgicas, sendo realizado por meio de fisioterapia, mudança de hábitos, reeducação postural, massagens, etc. O exercício físico é de grande importância para auxiliar nesse processo de reabilitação. Pilates e a Musculação são algumas modalidades das mais indicadas. Alguns cuidados porém, são necessários e ter um bom profissional planejando e acompanhando os treinos é imprescindível.


É preciso estar atento a posição em que ocorre a hérnia, no intuito de evitar movimentos que intensifiquem a compressão no local afetado, bem como realizar a compensação de forma a descomprimir o disco intervertebral. São necessários ainda, exercícios de fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna e postura. Exercícios abdominais são importantíssimos, mas algumas posições devem ser evitadas ou adaptadas a depender da posição da hérnia. Outros excercícios que promovam a compressão de cima para baixo devem ser devidamente adaptados, tais como agachamento, afundo ou flexão plantar (panturrilhas) com a carga apoiada nos ombros, Desenvolvimento em pé (Shoulder Press), Rosca francesa, entre outros, especialmente quando a carga é muito elevada.


No que se refere à postura, flexibilidade e respiração o Pilates pode oferecer ganhos fundamentais para a qualidade de vida de quem sofre com hérnia. Outras modalidades que trabalhem bem so movimentos de alongamento, e fortalecimento da região do core também são indicados. Nos casos mais agudos ou mais severos, o acompanhamento do fisioterapeuta é indispensável nas primeiras fases da reabilitação.


É essencial mostrar os exames ao seu professor e que este compreenda bem suas limitações para realizar as adaptações de modo a não agravar o quadro, ao invés de ajudar no tratamento. Pessoas bem orientadas que cumprem com o tratamento de forma adequada normalmente livram-se das dores de modo bastante satisfatório! Informação e orientação são fundamentais, portanto, busque profissionais capacitados.


Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page