O caminho para emagrecer - DICAS
- Ícaro Carvalho
- 16 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Hoje compilamos algumas dicas para quem quer emagrecer. Muitas delas você já viu em vários lugares, não vamos trazer nada de muito novo. Tudo depende mais de você dar o pontapé inicial, e não se render, parar no meio do caminho.

Não há uma única receita. Cada um tem o ingrediente ideal para seu bolo. Mas é possível sugerir um caminho que pode trazer bons resultados:
1) Organize sua ALIMENTAÇÃO, mas não passe fome! Seis (6) pequenas refeições por dia facilitam seu emagrecimento mais do que se você pular refeições e descontar nas poucas vezes que come. Manter o organismo trabalhando durante a digestão, também causa gasto calórico. Normalmente dá pra comer tudo o que se gosta, chocolate, ovo, hamburguer, pizza, lasanha, feijoada. Mas é preciso NÃO EXAGERAR! Mate esses desejos nos fins de semana, e de maneira responsável, não precisa engolir a caixa inteira de chocolates, nem comer 3 combos de hamburguer no shopping. Permita-se desfrutar das guloseimas, mas sem sair dos trilhos de forma desastrada.
2) VIDA ATIVA: as dicas de sempre: ande, caminhe, pedale, varra a casa, arrume o quarto, lave os pratos, lave o carro, desça do ônibus uma parada antes, suba escadas, vá para a padaria a pé. Tenha lazer ativo: jogue bola, vá a piscina, desligue a TV, brinque com os filhos, passeie com o cachorro.
3) DURMA BEM: Problemas você resolve, mas não é na cama. Desencane e durma! Entre 6 e 8h pelo menos. Dormir pouco acaba com a saúde. Dormir demais ajuda a engordar.
4) CONTROLE O ESTRESSE: Sabemos que essa é certamente uma das dicas mais díficeis de seguir nos dias atuais. Ainda mais num contexto tão atípico em que vivemos, em meio a essa pandemia interminável. Estresse também promove acúmulo de gordura (e traz uma infinidade de perigos ao coração). Então precisamos encontrar meios de combatê-lo ou minimizá-lo. Para isso, encontrar as causas estressantes é o primeiro objetivo, só então buscar as alternativas para superá-los. Nessse ponto, obviamente você vai precisar descobrir qual é a melhor solução para cada problema. Buscar profissionais é sempre uma alternativa válida, especialmente quando os fatores estressantes não estão tão claros assim em nossa mente. Terapia é uma opção.
5) MUSCULAÇÃO: Para alguns e ALGUMAS é um tédio fazer musculação. Um MAL NECESSÁRIO então. Uma modalidade acessível, e de bons resultados. Um bom professor consegue dar um jeito e tornar as aulas de musculação menos tediosas. Experimente os CIRCUITOS, especialmente os que alternam exercícios de musculação com passadas rápidas e intensas de 1 ou 2 minutos na esteria na bike, no Step, no jump, etc. Converse com seu professor e, se for possível e indicado para você, tente 3 dias de circuito na semana, 2 dias de musculação, e 1 dia de caminhada/corrida/bike/ginástica descansando no domingo! Avalie você mesmo se dá certo!
NÃO PODE IR A UMA ACADEMIA? NEM PAGAR UM PERSONAL TRAINER?

Ainda não é o fim do mundo! Em outros posts desse blog já vimos que é possível se exercitar em casa ou de graça em programas públicos de atividade física (como o programa Academia da Saúde, existente em diversas cidades pelo País, e seus assemelhados). Procure as dicas dos profissionais e siga com determinação. Veja os outros posts e tire todas as suas dúvidas...
Não precisa passar horas na academia. Entre 1h e 1h30 de atividades bem realizadas, seu trabalho já terá sido bastante eficaz. Se tem pouco tempo, ainda há uma valiosa dica: divida o treino. Meia hora de manhã e meia hora a noite, por exemplo, podem render ainda mais que 1h ininterrupta de exercícios. E lembre-se sempre que é muito importante o que você faz nas outras 23h do dia... PLANEJAMENTO, DISCIPLINA E MODERAÇÃO são palavras-chave essenciais!
Comments