top of page
Foto do escritorÍcaro Carvalho

De olho nas calorias

Trago no post de hoje duas tabelas referentes ao gasto calórico em algumas atividades físicas e ao valor energético de alguns alimentos presentes na dieta do brasileiro, uns desses, tipicamente nordestinos.


É preciso analisar tais tabelas em conjunto. Assim, é possível observar a real importância da dieta aliada a prática de exercícios físicos para alcançar os objetivos pretendidos, seja para ganhar massa, seja para reduzir o peso corporal.


Embora os valores não sejam exatos, a matemática aqui é simples e pode dar uma idéia bastante próxima da realidade. Considerando que para ganhar massa basicamente é preciso ingerir mais calorias do que se gasta, a dieta deveria ser adaptada de modo a utilizar-se dos nutrientes essenciais e ingerindo mais calorias que o habitual, ultrapassando o gasto calórico diário aliado ao treino de hipertrofia realizado. Para perder peso, faz-se o inverso: a dieta é mais restrita em calorias e os treinos visam aumentar o máximo possível o gasto calórico diário.


Com base na tabela veja algumas conclusões importantes e depois elabore as suas:


  • Para "destruir" as calorias dos famosos hambúguers das grandes lanchonetes dos shoppings seria necessário coeer por 1 hora, ou fazer musculação por quase 2 horas, algo bem difícil para iniciantes e/ou sedentários;

  • A cerveja e o refrigerante aparentam ter poucas calorias. Mas numa festa com feijoada, será que alguém toma apenas um copo???

  • A mesa nordestina costuma ser bastante calórica: O caldo de cana com bolo é um lanche típico da região e com elevado teor energético. O pão francês está sempre presente, assim como a macaxeira, o inhame e o cuscuz. Todos já bastante calóricos, e sempre vêm acompanhados de manteiga, queijo, ovo, carne de sol, charque, molhos, etc.;

  • Quem acha que vai perder 10Kg em um mês fazendo apenas caminhada e alongamento, sem organizar uma dieta adequada é bom rever os conceitos e deixar de pressa.


Por fim analise as tabelas, consulte outras fontes, oriente-se com seu nutricionista. A receita é essa: Exercício Físico orientado e dieta bem planejada! O resto é com você!









Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page