top of page

Treinos prontos de internet funcionam?

Atualizado: 21 de jul. de 2021

O caminho mais fácil para responder a essa pergunta seria um clássico "Depende". Seria a forma mais segura de responder sem erro. Porém, sendo objetivo e franco com quem tem a curiosidade e interesse em experimentar alguns treinos que facilmente encontramos na internet, posso trazer uma resposta animadora: SIM. Os treinos prontos, tipo receita de bolo podem te ajudar com alguns objetivos.

Mas eu seria um tanto irresponsável se parasse a resposta por aqui sem fazer algumas ponderações importantes. Estamos afinal, tratando de saúde.


Precisamos compreender que a prática de exercícios precisa ser planejada para garantir segurança e eficácia quanto ao alcance dos objetivos. Assim, entendendo que cada pessoa responde de forma distinta a diferentes estímulos, não custa relembrar, o que funciona para um indivíduo pode não ter qualquer efeito em outro, em alguns casos pode inclusive trazer prejuízos. Daí a importância de ter a orientação e o acompanhamento profissional. Tal necessidade é ainda maior quando falamos de iniciantes e, portanto, inexperientes com a prática de atividades físicas.


A oferta de treinos prontos na internet é extremamente ampla e vai desde propostas completamente malucas e irresponsáveis criadas por blogueiros sem qualquer compromisso com a saúde de seus seguidores (muito mais interessados na quantidade de visualizações e likes que suas invencionices podem proporcionar), até verdadeiros planos de treinamento bem elaborados e de alguma utilidade para públicos diversos. A questão está em selecionar o que pode ser útil, daquilo desprezível ou perigoso.


Contar com a orientação do profissional de educação física também para sugerir ou opinar sobre algumas destas propostas de exercícios ou treinos sem dúvida auxilia nessa tarefa. Em tempso em que a população tem apresentado períodos exagerados de comportamento sedentário, rejeitar opções de movimento existentes nas prateleiras da internet acaba por ser contraproducente inclusive pensando em saúde pública. Mas há uma responsabilidade inerente a quem disponibiliza tais práticas. E a necessidade de bom senso e algum (auto-)conhecimento de quem procura.


Assim, se você procura realizar seus treinos em casa, busque o máximo de informação, consulte profissionais (lembre-se que o SUS oferece em muitas cidades orientação gratuita com profissionais de educação física em diversas Academias da Saúde espalhadas pelo País). Ignore maluquices e extravagâncias de pessoas não formadas que postam seus "treinos" nas redes sociais. Opte por práticas seguras. Dessa forma você pode sim alcançar seus objetivos, no tempo certo, com paciência e dedicação.



Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page